A maioria dos brasileiros tem pele mista à oleosa e um dos maiores desafios é mantê-la sem o excesso de oleosidade, que além do desconforto físico tem o estético. Convenhamos, não é nada agradável olhar para uma pele com excesso de óleo. Pensando nisso, veremos 6 dicas para manter a produção de óleo sob controle.
Dica 1: Lave o rosto todos os dias, duas vezes por dia, com gel de limpeza apropriado para pele mista à oleosa. Não é recomendado lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, pois o excesso de limpeza pode "forçar" a pele a produzir ainda mais óleo. A oleosidade é uma proteção natural da pele e precisamos dela para que fique saudável e remover em excesso pode gerar o "efeito rebote" pois o organismo tende a "se defender". Portanto, não lave demais!
Dica 2: Hidrate a pele de manhã com gel hidratante e à noite com creme hidratante. O gel não vai pesar e evitará o excesso de produtos no rosto durante o dia. Outra ótima opção são os séruns com Ácido Hialurônico que tem a apresentação mais aquosa, o que ajuda a manter a pele sem resíduos de produtos. O creme tem ação hidratante bem maior que a do gel, portanto, isso vai garantir uma maior hidratação enquanto você dorme. Neste caso indico para a hidratação noturna. Manter a pele hidratada ajuda a diminuir a produção de óleo, pois um dos motivos da produção em excesso é justamente a falta de hidratação. Mesmo sendo oleosa, acredite, sua pele pode estar desidratada. Óleo e água não se misturam!
Dica 3: Esfolie a pele semanalmente. A esfoliação, além de ajudar a remover a crosta de células mortas, ajuda no controle do tamanho dos poros. Além de ajudar a pele a absorver melhor a hidratação, ajuda a mantê-la limpa.
Dica 4: Use séruns com ácidos Glicólico e/ou Salicílico antes da hidratação noturna. Esses são os ácidos mais eficazes para o tratamento da pele oleosa e acneica.
Dica 5: Use protetor solar em gel ou líquido. O protetor solar tem ingredientes que deixam a pele com aspecto oleoso. O uso do gel ou líquido tende a não provocar esse aspecto.
Dica 6: Tenha sempre à mão pó solto translúcido e lenços de papel absorventes, para utilizar durante o dia e ir retirando o excesso de brilho, porque ainda sim sua pele vai produzir óleo.
Dica extra: Esses cuidados não farão que sua pele deixe de ser oleosa, apenas ajudarão a controlar o aspecto oleoso. Capriche na hidratação interna, pois quanto mais seu corpo estiver hidratado, mais você e sua pele estarão bem!
Ivanete Lagasse.