A principal diferença entre as duas condições é que a celulite é apenas uma alteração estética na pele, enquanto que o lipedema é uma doença crônica que causa dor e inchaço. 

 

Celulite

Também conhecida como lipodistrofia ginóide, é uma alteração estética da pele que causa uma aparência irregular, semelhante a casca da laranja. A celulite é mais comum em mulheres após a puberdade e não causa dor na paciente.

 

Lipedema

É uma doença crônica que causa acúmulo desproporcional de gordura nos membros inferiores, como coxas, quadril e abaixo dos joelhos. O lipedema pode causar dor, inchaço, sensação de peso e hematomas. Requer diagnóstico médico porque é frequentemente confundido com celulite. O tratamento deverá ser indicado e acompanhado por profissional qualificado, enquanto a celulite pode ser tratada com cremes e massagens.

A mudança no estilo de vida é de extrema importância para ambas as condições, como a prática de atividade física, perda de peso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

 

Ivanete Lagasse